No ano de 1984, no dia 6 de fevereiro, o sonho de uma professora foi transformado em realidade. Nascia a Escola Ursinho Pimpão, numa pequena casa, iniciada com 53 alunos, no Conjunto Esperança. 0 seu ideal de educar, de transformar as pessoas, tornou-se realidade a partir daquele dia.
Com determinação e coragem deu início, em 1986, à expansão da escola, acrescentando as séries iniciais do Io grau, hoje Ensino Fundamental. Entretanto, para atender a necessidade de mais espaço físico, adquiriu-se, com muito esforço, em 1987, adiquiriu-se um novo espaço, iniciando-se a reforma para ampliação, com o trabalho conjunto da fundadora, professora Sônia Maria Lima Belém e do professor Oman Bessa Belém, que veio trazer sua colaboração, a partir daquele ano.
Para acompanhar esse crescimento e, por iniciativa de uma turma de alunos, que pedia para mudar o nome, surgindo aí o Colégio Queiroz Belém. Estávamos no ano de 1990. Já em 1991, obtivemos o reconhecimento do CEC e formamos a Ia turma do Ensino Fundamental. Com o crescimento constante foi construído o Centro Esportivo, fora da área do colégio, para prática de Educação Física e Esportes.
No ano de 1997, com objetivos definidos, incorporando mais áreas físicas, ampliou-se o espaço da Educação Infantil, Ensino Fundamental e criou-se o Laboratório de Informática, incluindo-se no currículo essa valiosa ferramenta pedagógica.
Em 1999 veio a criação do Laboratório de Ciências.
A seguir, com muito otimismo, surgiu a ideia de um espaço condizente com o seu crescimento e com a credibilidade adquirida pela seriedade e compromisso com a educação, veio a introdução do Ensino Médio, com a Ia turma em 2001, nascendo também naquela época o Ginásio Poliesportivo Queiroz Belém, com quadra coberta e oficial, para todas as modalidades esportivas, possibilitando a realização de copas, eventos esportivos que envolvem grande número de colégios, como aconteceu em 2004, com sua primeira, denominada Copa Esperança.
Dando prosseguimento a ampliação, em 2008 foi construída e inaugurada uma piscina semi-olímpica, agregada ao Ginásio Poliesportivo e hoje com aulas de natação e hidroginástica, proporciona também grandes competições dessa modalidade.
Reafirmando o ideal de oferecer uma educação de boa qualidade e o propósito firme de procurar engrandecer e dignificar o trabalho desenvolvido na comunidade em que está inserido, o Queiroz Belém, acompanhando as novas tecnologias que surgem, com sala de multimídia completa, incluindo data-show, lousa interativa digital, e outras novas ferramentas educacionais para todos os alunos a partir da educação infantil. Além disso, a inclusão de Robótica, do 2o ano ao 9o ano do Ensino Fundamental. Foram instaladas câmeras de segurança e construída uma sala de dança completa e climatizada, como as demais salas de aula.
Em 2018 mais uma vez foi ampliada a área da educação infantil, com o seu local adequado para a recreação e mais duas salas de aula. Assim, buscando constantemente atender a todos, na concretização dos seus objetivos que é a construção do saber. A escola oferece o melhor em ensino de qualidade, da Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionando ao educando um alicerce sólido de conhecimentos que o capacitam à formação do homem.
O Queiroz Belém desenvolve um currículo diversificado e abrangente que prepara seus alunos para se tornarem cidadãos livres, responsáveis e que saibam ser, viver e conviver em sociedade, exercendo sua cidadania com respeito, solidariedade e fraternidade; tendo como ponto de partida, na prática, a reflexão e a formação de valores, fundamentada nos referenciais da Base Nacional Comum Curricular. Essa metodologia se fortalece nas teorias dos grandes educadores, comprometidos com as novas gerações, os avanços da tecnologia, tendo como referência uma moderna concepção de aprendizagem, de acordo com as novas normas da BNCC.
De acordo com a proposta pedagógica realizada, seguida de metas e normas, tendo como base uma política adequada a sua realidade sócioeconômica, pode-se ter uma visão real de um processo contínuo de acompanhamento do aluno nos campos cognitivos, afetivos e psicomotores do indivíduo, ajudando-os a desenvolverem habilidades e atitudes, o que acaba favorecendo o crescimento harmonioso do educando, no desenvolvimento de aptidões intelectuais, estáticas e físicas, despertando-lhes, assim, a alegria pela vida e a integração social no meio em que vivem.
“O ensino com responsabilidade” é o seu lema, com a proposta de preparar jovens conscientes de suas potencialidades para que sejam criativos, inventores, descobridores e autores de sua própria história. O Colégio Queiroz Belém, no decorrer dos seus 35 anos, vem desenvolvendo em sua ação educativa um ensino de qualidade, instigando nas pessoas a capacidade de descobrir novas realidades e oportunidades, com o objetivo de torná-los possuidores de uma mentalidade científica humanística, lógica e criticista, sensibilizando-os a se tornarem agentes transformadores na sociedade em que estão inseridos.
Portanto, a escola assume o compromisso de formar estudantes capazes de agir em prol de uma sociedade mais humana.
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas:
0 Colégio Queiroz Belém tem a missão de proporcionar um ambiente favorável ao estudo, assegurando condições para o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos, com a proposta de incentivar a investigação científica, o domínio da tecnologia e comunicação, visando educar de forma crítica e criativa, para a formação de pessoas capazes de realizar- se como construtores de uma sociedade digna e justa.
Tem ainda por missão, despertar no educando a valorização e o respeito à individualidade e à diversidade cultural, a partir de situações do cotidiano.
Socializar o saber, desenvolvendo um trabalho participativo e inter-relacionado, no qual a direção, coordenação, professores, alunos, família e comunidade, integrados entre si, atuam na construção do conhecimento, aliado à formação ética e cristã para a vida.